Atendimento Psicológico em Gastroplastia

Pré e pós-operatório em Cirurgia Bariátrica

O Atendimento Psicológico em Gastroplastia é obrigatório devido à mudança nos hábitos dos indivíduos imposta pela intervenção cirúrgica. São realizados atendimentos em três fases:

pré-operatória, transoperatoria e pós-operatória, auxiliando o paciente e seus familiares a responderem positivamente à intervenção, que contribui ao êxito da cirurgia.

 

Devido ao amplo número de indivíduos obesos na atualidade, a Cirurgia Bariátrica tornou-se uma grande aliada no tratamento da obesidade, objetivando a redução de peso dessas pessoas com IMC muito elevado e auxiliando no tratamento de doenças relacionadas ao quadro, como diabetes, controle da pressão arterial, alívio das dores articulares, entre outras.

A Gastroplastia, ou Cirurgia Bariátrica - também conhecida como redução de estômago - não possui um fim estético, e sim o objetivo de melhorar a saúde e prolongar a vida do paciente.

 

O Atendimento Psicológico em Gastroplastia é obrigatório devido à mudança nos hábitos dos indivíduos imposta pela intervenção cirúrgica. São realizados atendimentos em três fases: pré-operatória, transoperatoria e pós-operatória, auxiliando o paciente e seus familiares a responderem positivamente à intervenção, que contribui ao êxito da cirurgia.

 

Em cada etapa são identificados as principais necessidades a serem alcançados para que o paciente possa aderir eficazmente ao tratamento, contribuindo para o sucesso da cirurgia.

 

No atendimento pré-cirúrgico, o indivíduo reflete sobre sua personalidade e se prepara para as mudanças que ocorrem com essa cirurgia, identificando seu padrão de perfil comportamental, seu estilo de vida, pensamentos, sentimentos e comportamentos, suas expectativas e fantasias, as causas que levam a seus comportamentos, entre outras questões que preparem esse indivíduo para uma mudança de estilo de vida, promovendo a possibilidade de êxito no procedimento cirúrgico.

 

O atendimento transoperatório é facultativo e é utilizado para favorecer a expressão de sentimentos e emoções frente à cirurgia, minimizando a ansiedade e o estresse desencadeados por esse momento.

 

O atendimento pós-cirúrgico é um acompanhamento que auxilia o indivíduo nessa nova fase, tornando a adaptação a melhor possível. Nessa etapa é trabalhada a relação familiar e estrutural do paciente frente às mudanças que a cirurgia necessita, a motivação quanto à adesão do tratamento necessário, a importância do autocuidado e a promoção de uma melhor qualidade de vida ao paciente.

 

O atendimento psicológico em gastroplastia é obrigatório. Para a realização da cirurgia bariátrica é necessário um acompanhamento multiprofissional, contando, no mínimo, com gastroenterologista, endocrinologista, nutricionista e psicólogo. Em cada caso é identificada a necessidade de demais profissionais, como cardiologista, pneumologista, reumatologista, psiquiatra, entre outros.

 

Assim que é identificado que o paciente está preparado psicologicamente e fisicamente para a realização da intervenção cirúrgica, o psicólogo realiza a avaliação e emite um laudo psicológico autorizando o procedimento.